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Tem uma escola de ensino técnico? Atraia mais alunos em 5 etapas.

Até que ponto os seus esforços para atrair novos alunos está dando certo?

Você concentra suas ações de marketing somente na produção de materiais impressos? Então saiba que certamente está perdendo estudantes para escolas de idiomas que usam estratégias digitais para captação de alunos.

Antes de tomar uma decisão, o seu futuro aluno realiza diversas pesquisas, lê avaliações, assiste vídeos de reviews no YouTube e realiza outras atividades online para descobrir se suas aulas, seus professores e sua escola atendem a necessidade dele.

Confira, a seguir, 5 ações para aplicar em suas campanhas de captação de alunos e gerar mais leads para a sua escola de cursos técnicos.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você aprender a usar o marketing digital para gerar novas matrículas.

1. Facilite a vida do seu potencial aluno

Como você disponibiliza as informações sobre os seus cursos ao seu público-alvo? O seu site está com informações básicas e pede para o visitante entrar em contato para saber mais? Caso positivo, é hora de mudar esse padrão.

Sabe por quê? O seu futuro aluno com certeza tem uma rotina agitada.

Diariamente, ele precisa cumprir seus diversos papéis — de estudante, de profissional em busca de uma promoção, de pai, mãe ou filho, de chefe de família, entre outros.

Em um dos micro-momentos livres em seu cotidiano corrido, ele realiza buscas no Google e no YouTube para encontrar uma escola de cursos técnicos que o ajude a alcançar seus objetivos.

Pare e reflita! Imagine o seguinte: esse potencial aluno encontrou dois cursos bem perto do seu trabalho. Acessou o portal de cada escola e teve a seguinte experiência:

  • O site do curso A estava incompleto, com mensagens vagas, demorava para carregar e pedia para o visitante entrar em contato por telefone ou preenchendo o formulário para ter acesso aos detalhes do curso.
  • O site do curso B era rápido, organizado, com mensagens específicas e fácil de encontrar as informações completas sobre cada curso.

Além disso, disponibilizava opções de contato por telefone ou WhatsApp, caso o visitante desejasse mais informações personalizadas.

Aos olhos desse potencial aluno, qual site saiu na frente?

O segundo, concorda? Esse visitante não vai pensar duas vezes em escolher o curso técnico que mais facilitou a sua vida, disponibilizando as informações necessárias para ele tomar uma decisão segura com confiança.

Quer ver uma amostra de como é importante facilitar a vida de quem acessa o seu site?

O Google realizou um rápido experimento em fevereiro de 2019 para testar a frustração de clientes ao navegar em sites problemáticos. Assista este curto vídeo para ver como basta poucos segundos para tornar visitantes felizes em usuários frustrados com a experiência online da empresa:

Percebe como o site da sua escola é mais importante do que você imagina? Não deixe potenciais alunos se frustrarem enquanto navegam no seu portal.

Facilite a vida do futuro estudante de idiomas desde o seu primeiro contato, antes ou durante o período de captação de alunos.

Para fazer isso, é necessário:

  1. disponibilizar as informações completas sobre cada curso ofertado
  2. proporcionar uma navegação rápida e fácil no site mobile(celular) e no desktop
  3. ser específico no conteúdo disponibilizado nas páginas do site
  4. usar informações e anúncios com geolocalizações
  5. disponibilizar diferentes formas de contato com a escola

2. Navegação mobile

Ter um site  com informações completas é um bom passo adiante, mas é preciso ficar atento a outro fator: a velocidade do site da sua escola de cursos técnicos. Seu site  demora mais de 3 segundos para carregar? É difícil encontrar informações rapidamente durante o processo de captação de alunos?

Tome cuidado: você está perdendo matrículas.

Segundo dados do Google, velocidade faz a diferença — principalmente no mobile:

Tempo de carregamento lento afeta a conversão do site.(Fonte: Think With Google – Abril/2019) Mary Ellen Coe, presidente do Google Customer Solutions, afirma que “se uma experiência mobile lenta afasta os usuários, o contrário também é verdade: o acesso rápido ajuda a atrair e reter consumidores”.

Portanto, fique atento a velocidade do seu site. Não sabe como está o desempenho do site da sua escola de cursos técnicos? Descubra gratuitamente na ferramenta Google Test My Site. Dica: Confira os resultados e conte com o apoio de uma agência especializada para melhorar a performance.

3. Seja específico nas mensagens do site

Com certeza você já viu termos semelhantes aos listados abaixo na comunicação de escolas de cursos técnicos durante o processo de captação de alunos:

“Conquiste uma vaga de trabalho, faça cursos técnicos”

“Matrículas abertas, saia na frente”

“Cresça em sua carreira, faça um curso técnico.”

Sabe que eles têm em comum? Imprecisão. Esses conceitos amplamente usados são vagos, não colaboram na escolha do curso e dificilmente fazem uma escola de cursos técnicos serem lembradas.

Eles não ajudam a criar uma imagem vívida na mente de potenciais alunos sobre todos os benefícios específicos que ele aproveitará ao estudar um curso técnico.

Isso acontece porque não refletem a realidade, as motivações, as crenças e as ansiedades comuns aos estudantes de cursos técnicos.

Você precisa ser específico para ganhar a atenção do visitante, fazer ele devorar as informações do site de sua escola e desejar estudar nela.

Vamos ver um exemplo prático de como ser específico durante a captação de alunos?

Imagine uma escola de cursos técnicos que oferta um curso de logística — uma formação específica para quem trabalha em empresas de distribuição.

Qual dos títulos abaixo chamará a atenção de um futuro aluno que está inseguro e quer apresentar novas ideias a seus superiores e assim crescer dentro da empresa?

“Faça logística e cresça em sua carreira”

“Sinta-se confiante fazendo projetos logísticos e apresentações em sua sua empresa”

Certamente a segunda opção, concorda? Portanto, não caia na tentação dos termos vagos e imprecisos em seus materiais de captação de alunos. Eles são fáceis de criar e usar, mas não trabalham para o crescimento da sua instituição de ensino.

Mas como fazer isso exatamente? Confira estes 5 passos:

  1. Conheça profundamente as características de um estudante de cursos técnicos;
  2. Aprenda sobre a realidade e as características do futuro aluno de um curso técnico;
  3. Quais são as principais motivações do estudante (intrínseca, extrínseca, instrumental, integrativa/integradora ou resultante);
  4. Quais sentimentos afetam o aluno, como desconforto em participar de reuniões internas, ansiedade, medo ou vergonha de cometer erros, entre outros;
  5. Quais as crenças o estudante tem em relação ao aprendizado de um curso técnico (tempo de duração, habilidades necessárias, não tenho dom e etc.

Escute seus atuais e potenciais alunos. Para isso, use e abuse dos diferentes tipos de pesquisa para descobrir mais sobre o seu público-alvo:

  • On-site polls, para compreender as razões por trás do comportamento dos visitantes do portal da escola de cursos técnicos.
  • Jobs-to-be-done, para compreender as intenções de seus alunos e descobrir porque eles decidiram aprender um ou outro curso técnico.
  • Pesquisa em thank-you pages, para saber o que levou o lead a obter um material gratuito, se cadastrar na newsletter ou adquirir um curso online de administração, por exemplo.
  • Pesquisa de cancelamento, para descobrir o que fez o aluno desistir de continuar estudando na escola.

Mas o que perguntar exatamente? Não concentre-se apenas em dados demográficos. Elabore questões que ajudem você descobrir:

  • Quais recursos seus alunos mais adoram sobre os cursos da escola de cursos técnicos.
  • Quais recursos oferecidos pelo curso seus estudantes estão animados para aproveitar.
  • Os diferentes ambientes e situações em que seus alunos utilizam o conhecimento adquirido durante as aulas fora da escola.
  • A ordem que as mensagens devem ser organizadas em seu site em suas ações de marketing para serem mais persuasivas.
  • Quais as objeções que impedem potenciais alunos de escolherem a escola.
  • Quais pessoas influenciaram a decisão do aluno se matricular na sua escola.
  • Como aprender uma profissão de nível técnico impacta a vida financeira, o trabalho e o lazer dos alunos.

4. Use o Inbound Marketing Educacional para criar uma máquina geradora de matrículas

Já ouviu falar sobre o marketing de atração? Também conhecido como Inbound Marketing, essa estratégia inverte o jogo da captação de alunos. Em vez da escola correr atrás de estudantes incansavelmente, ela desenvolve ações de Inbound Marketing para fazer os potenciais alunos buscarem a instituição de ensino.

Isso acontece durante as etapas de marketing de atração para o mercado educacional:

  1. Atrair visitantes
  2. Converter em leads
  3. Relacionar-se com a base
  4. Analisar os resultados
  5. Reter os alunos conquistados

E é possível fazer isso gastando menos. Em comparação às ações de marketing tradicional, o Inbound Marketing custa 62% menos por lead. Além disso, permite mensurar cada atividade realizada e possibilita ajustar as ações em tempo real para melhorar os resultados.

Mas essas não são as únicas as vantagens. Segundo a pesquisa EduTrends, instituições de ensino que publicam conteúdos em blog, nas redes sociais e produzem ebooks recebem mais visitas e geram mais leads: (Fonte: EduTrends, 2016)

Isso acontece graças ao conjunto de estratégias usadas durante a execução das etapas do Inbound Marketing:

  • Marketing de Conteúdo (o coração do Inbound Marketing)
  • Search Engine Optimization (SEO)
  • Social Media Marketing
  • Call to Action
  • Remarketing
  • Landing Pages
  • Email Marketing
  • Automação de Marketing
  • Nutrição de Leads
  • Lead Scoring

Com uma boa estratégia Inbound, é possível criar uma máquina geradora de matrículas que trabalha na captação de alunos 24h por dia 7 dias na semana. Percebe como vale a pena usar marketing de atração? Conte com apoio e expertise de uma agência especializada para desenvolver e executar um plano de Inbound Marketing adequado às necessidades da sua escola de cursos técnicos.

 5. Conte historias.

Conte historias, mas seja específico!

Ao segmentar sua base de contatos, você terá mais informação sobre o lead. Com mais dados, você será capaz de enviar mensagens mais específicas e relevantes. Assim proporcionará uma boa experiência e aumentará chances de converter o lead em aluno matriculado.

Ao contar histórias, você ganha a atenção do lead — que provavelmente lerá a mensagem do início ao fim e realizará a ação sugerida na mensagem. Fique tranquilo, as histórias não precisam ser no estilo de contos de fadas. É possível usar:

  • A história de um aluno da escola que mudou a vida após aprender um determinado curso técnico.
  • Um momento crucial na jornada de um dos alunos da escola.
  • Uma notícia recente sobre os benefícios de se ter curso técnico.
  • Entre outros eventos que se relacionam com o serviço oferecido pela escola e ajudam a contar uma história.

Ao ser específico, você se destaca das demais escolas que usam termos vagos. Além disso, você se torna relevante aos olhos do lead.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer para deixar o processo de captação de alunos mais poderoso.

Que tal contar com a expertise de uma agência especializada em marketing educacional para impulsionar seus resultados?

Fale com um de nossos especialistas em captação de alunos para escolas de cursos técnicos.

Boas matrículas!

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