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Processo de ensino e aprendizagem: Uma nova experiência para o usuário.

Um dos grandes e talvez o principal desafio para que sua escola cresça é mudar o processo de ensino e aprendizagem entregando uma nova e ótima experiência para o usuário. Neste contexto, as metodologias ativas são importante diferencial competitivo e, por isso, as escolhemos como tema deste primeiro capítulo do seu e-book.

Como especialista na área de educação, você certamente já leu sobre o quanto as metodologias ativas são fundamentais para acompanhar as mudanças do perfil dos estudantes e a revolução que estamos vivendo na forma com que se consome conteúdos.

Vamos entender juntos como estes métodos de ensino atendem o desafio de fazer com que sua escola cresça, promovendo maior engajamento entre os alunos, satisfazendo também seus pais e garantindo a formação do educador

Um diferencial competitivo para as escolas

Apesar de estarem ganhando força no mercado educacional, muitas escolas ainda estão “quebrando a cabeça” para garantir a formação do educador e a adoção das metodologias ativas. E é justamente por isso, que elas são um diferencial competitivo.

Ou seja, quanto antes você der conta desta atualização essencial nos serviços prestados por sua instituição, mais vai se sobressair entre as escolas particulares sabem como melhorar o volume de rematrículas.

Para obter sucesso na sua estratégia de modernização, alavancando os resultados gerais da sua escola, aumentando a captação de alunos e o faturamento, o ideal é que você comece revolucionando o que acontece dentro das salas de aula. Afinal, é esta frente que mais impacta a forma como seu público-alvo enxerga a escola.

Além disso, para facilitar a decodificação de tantas informações que vêm ganhando cada vez mais espaço em publicações do mundo educacional, um passo quase que definitivo é dar um novo direcionamento para a formação do educador e do seu corpo docente. Todos precisam ter consciência sobre o quanto é relevante melhorar as práticas educacionais. 

Porque já se sabe que as escolas que não estiverem alinhadas às novas necessidades e expectativas dos alunos do novo milênio não sobreviverão no mercado. E, com isso, professores terão ainda menos oportunidades e menor reconhecimento, aspectos já tão problemáticos no nosso País.

Metodologias ativas: Não adianta ter nome bonito se não forem aplicáveis na sua escola

As novas metodologias de ensino têm o objetivo de trazer as mudanças necessárias, atualizando as dinâmicas envolvidas na maneira de ensinar e aprender.

Porém, algumas delas ficam longe da realidade das escolas brasileiras por falta de estrutura ou por sua complexidade de aplicação. As metodologias ativas capazes de acelerar o crescimento de sua escola exigem força de vontade, mas não são um bicho de sete cabeças. Tendo determinação em acertar, elas são plausíveis. 

Veja alguns pilares e práticas funcionam e fortalecem seu diferencial competitivo.

Guia prático, com dicas aplicáveis

1. Atualize o processo de ensino em sala de aula

A sala de aula invertida é um conceito que vem do inglês: flipped classroom. Como o nome já diz, esta forma de ensino inverte o modelo tradicional de educação dando muito mais autonomia aos alunos. O poder do professor é descentralizado. Nesta proposta, os alunos aprendem o conteúdo de determinada disciplina em casa do modo que acharem melhor.

Depois, em sala de aula, eles contam aos demais alunos e professor o que aprenderam e abre-se espaço para debates. A fixação do conteúdo é facilitada na medida em que o aprendizado é potencializado em muito menos tempo do que na educação clássica.

Este modelo já vem sendo usado há mais tempo nas universidades americanas e de países como China, Espanha, Noruega e Itália. No Brasil, também está mais restrito às instituições de ensino superior e EAD — Ensino a Distância. Porém, é aplicável a alunos de diversas faixas etárias e pode ser um diferencial competitivo para sua escola. 

2. Traga uma experiência positiva para seu principal usuário

O conceito vem sendo usado em diversas áreas e na Educação ele cabe perfeitamente. Estamos falando de protagonismo. O seu principal usuário é o aluno com um novo perfil ditado por uma também nova dinâmica social, certo? Por isso, é preciso alterar as perspectivas dele dentro da sala de aula. 

Uma escola somente consegue engajar o estudante num ambiente motivador. Se antes, cabia aos alunos receber e absorver informações e conhecimento de forma passiva, agora é a vez deles agirem como protagonistas. 

Ou seja, as aulas apenas expositivas com aplicação de provas estão com os dias contados. O método no qual o professor assume o protagonismo do ensino cede espaço para outro tipo de perspectiva.

Por meio das metodologias ativas, muda-se a postura do educador. Ele continua avaliando o desenvolvimento dos alunos, mas valorizando bastante suas experiências prévias: aquilo que o personagem principal desta história chamada “aprendizado” viu e sabe antes mesmo de determinado tema ser abordado em classe.

3. Pense estrategicamente na formação do corpo docente

Hoje o aluno está bastante acostumado a buscar por conteúdos. Diante disso, o professor ganha um novo papel: tirar as dúvidas do estudante e complementar o material já acessado.

Os professores em sala de aula devem funcionar como mediadores e não mais como no ensino tradicional, quando atuavam como transmissores de conhecimento. Agora eles testam o conhecimento que os alunos aprenderam com leituras prévias. 

Invista em treinamentos e capacitação dos seus professores para que eles possam assumir essas responsabilidades com qualidade e de forma diferenciada. Realize workshops para formação do educador, convide professores de outras escolas e estudiosos da área educacional, propicie encontros para troca de informações e aprendizado.

4. Mude o mindset do professor 

Mudança de cultura só se consegue com mudança de mindset, que é a maneira como vemos as coisas. Aqui nos referimos aos professores e aos demais educadores. São eles que devem estar preparados para um planejamento diferente, um processo que cabe a eles liderarem.

Se a sua equipe de “gestores” não estiver bem ciente das novas metodologias fica praticamente impossível ampliar e tirar valor do grande potencial de aprendizagem que elas oferecem.

A formação do educador com o envolvimento de todo o corpo docente é chave para o sucesso desta empreitada dentro da sua escola. Portanto, ouça-os, capte as ideias e as experiências deles para criar algo novo que faça os alunos e suas famílias percebam total alinhamento na proposta pedagógica da sua escola. 

5. Aplique, na prática, as metodologias ativas

O compartilhamento de ideias e a troca de conhecimentos propiciados pelo trabalho em equipe fazem com que o aprender e o ensinar ocorram de forma harmoniosa, trazendo bons resultados de forma acelerada. Nas discussões com a presença de um ou mais professores, a riqueza está em administrar diversos pontos de vista — às vezes conflitantes —, e diferentes mapas mentais.

Quer um exemplo da prática da metodologia ativa que atende esta teoria citada acima? Trata-se da Aprendizagem Baseada em Projetos, conhecida em português pela sigla ABP e que visa alunos trabalhando em sistema colaborativo.

O educador propõe ou eles trazem um desafio a ser superado e em grupos eles buscam soluções. Claro que a tecnologia entra aí como uma grande aliada já que eles dominam a arte de buscar conhecimentos virtualmente. O professor entra no jogo como um coordenador das discussões, um mentor que acompanha os projetos e dá luz aos acertos. 

6. Conheça também o movimento maker

Formar adultos com pensamento crítico e capacidade inovadora não é tarefa fácil. Mas possível. Este é o objetivo do Movimento Maker, uma tendência que vem crescendo em diversos países. Nas escolas brasileiras, também vemos algumas iniciativas desta vertente similar ao STEAM, que prioriza os pequenos laboratórios.

Nestes lugares são fabricados objetos que antes eram produtos das linhas de montagem industriais. O movimento maker na educação não se restringe a isso. Muda a concepção de escola. Crianças, adolescentes e jovens são estimulados a identificar um problema (uma dor) de sua comunidade, por exemplo, e a buscar juntos por soluções viáveis. 

Eles se transformam em autores, se acostumam com práticas argumentativas e senso de conjunto e de co-responsabilidade.

Conclusão 

Não se assuste com a vontade de aplicar todas estas práticas simultaneamente. Você sabe que nenhuma grande mudança no âmbito educacional acontece do dia pra noite. Busque quem pode te ajudar no desafio ousado de atrair mais alunos.

Uma agência como a Atena Educacional, por exemplo, pode ser de grande ajuda para acelerar o processo de atração de novos alunos por meio de projetos de marketing educacional

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