Estamos todos conectados, e entender se a sua escola está bem alinhada com as melhores práticas de marketing digital não é tão difícil, porém podem surgir dúvidas ao longo deste processo. Pensando nisso elaboramos este check list. Nele, você acompanha, item por item, os pontos indispensáveis em qualquer estratégia de marketing digital para escolas.
Ao longo da leitura você vai encontrar dicas práticas e verdadeiramente aplicáveis à realidade da sua escola para colocar o seu marketing em ordem e começar a gerar os tão esperados leads e as conversões que você tanto precisa.
Lembrando, partimos da ideia de que você já tem um site/blog e algum tipo de interação com seu publico via redes sociais.
Vamos começar?
1 – O SEO deve estar no topo de todo check list de marketing digital
Ponto final. O SEO do seu site vem antes de qualquer estratégia de marketing digital, pois ele tem influência em dois principais pontos de geração de lead e de conversões: o tráfego pago e o tráfego orgânico
Vamos supor que você crie vários anúncios no Google Ads para algumas páginas do seu site. Existe um preço pelo clique de cada anúncio, certo? Quanto melhor for o seu site, menos você terá que competir com outras empresas que também estão investindo naquela palavra chave. O resultado disso é que seus anúncios são exibidos mais vezes e por um preço menor.
O tráfego orgânico já não está relacionado com custos diretos, mas sim com o custo do seu esforço de rankeamento. Vamos supor que você tem um blog com uma autoridade de domínio média. A cada cinco artigos que você escrever com palavras chave bem identificadas, você pode chegar a indexar 2 ou 3. Quem tem um SEO incrível no site, em contrapartida, vai indexar todos os 5.
Então, seus custos estão relacionados à equipe e ao tempo gasto na produção de material para indexação orgânica. Problemas nessa parte são mais simples porque não “sugam” dinheiro de forma tão evidente quando o Google Ads, mas ao mesmo tempo fica mais difícil perceber onde está o gargalo dos custos do marketing digital para escolas.
Riscou da check list? Então vamos para o próximo item:
2 – Estratégias de SEM [Search Engine Marketing]
Se o SEO está no topo da check list de marketing digital para escolas, o SEM deveria estar lá junto com ele, pois as estratégias se complementam.
Vamos desmistificar o que queremos dizer com SEM. A sigla significa Search Engine Marketing, ou seja, estratégias de marketing aplicadas à realidade dos motores de busca. Ou melhor, do Google. A ação mais comum é a criação de anúncios no Google Ads.
SEM e SEO caminham juntas porque uma precisa da outra. Com um bom trabalho no Google Ads, você consegue levar mais visitantes para o seu site, o que aumenta sua autoridade de domínio. Com uma boa autoridade, você indexa mais e melhor.
E ainda há outro ponto: o retorno. Estratégias de SEO para indexação orgânica demoram em torno de 1 ano para apresentarem seus primeiros resultados. Já com boas estratégias de SEM aplicadas, você consegue resultados imediatos!
3 – Conteúdo não é rei. É o reino
A frase de Lee Odden se aplica muito bem nesse terceiro ponto do checklist de marketing digital para escolas. Conteúdo é tudo o que você precisa.
Tudo isso que citamos até agora só é possível com bom conteúdo. Um anúncio no Ads não vende tanto sem um trabalho de conteúdo por trás. E você nunca irá indexar nada na primeira página do Google sem conteúdo relevante nas suas páginas e no seu blog. E isso é só o lado técnico. É preciso definir a pauta de conteúdo, iniciar a produção, rotina de postagens, tipo e formato de conteúdo. Conteúdo é o que faz sua empresa se relacionar com seus leads, é a sua voz. Estabelecer personas, definir o tom de voz certo e escrever é o melhor caminho para levar pessoas a se identificarem com você.
Estar na primeira página é ótimo. Estar lá com um propósito é melhor ainda.
4 – Ferramentas de marketing digital para escolas
Não importa qual o seu escopo: em algum momento você vai precisar de boas ferramentas para acompanhar tudo que esta sendo feito.
Nessa parte, a tecnologia é essencial para ajudar a empresa a monitorar de forma eficiente o que está dando certo e errado para que assim tome decisões mais rápidas e assertivas.
Você pode explorar ferramentas, como Google Analytics, CRM’s, ferramentas de automação de email marketing, ferramentas de BI para acompanhar os resultados em tempo real, entre tantas outras disponíveis no mercado.
Esse é um ponto da check list que pode gerar polêmica, mas veja só: como você irá disparar e-mails para se relacionar com suas oportunidades? Ou então como vai checar se esta conseguindo interações entre sua persona alvo e seu conteúdo? Você até pode fazer questão de ligar para todos, mas se tudo der certo, o volume da sua equipe de atendimento será tão grande que nem compensa sequer pensar sobre isso.
5 – Uma boa equipe
O quinto ponto da check list de marketing digital para escolas também é um de extrema importância. Na verdade, estamos elaborando a lista imaginando que a sua escola possui bons profissionais – ou uma agência dedicada – para implantar essas estratégias.
Para investir em marketing digital de forma mais eficiente e sem jogar dinheiro fora, é preciso dar uma olhada para dentro e ver se as peças estão bem encaixadas. O que eu quero dizer, montar um plano e sair executando sem as pessoas necessárias, costuma ser um dos erros comuns a serem cometidos.
O bom profissional é fundamental. Pesquise, faça extensas entrevistas e converse com muita gente antes de chegar a qualquer decisão. Ter um bom suporte na execução faz toda a diferença na hora de encarar os relatórios do que sua escola vem realizando até então.
Está difícil encontrar bons profissionais?
Precisa de ajuda? Entre em contato conosco.
Agora que você já sabe quais são os 5 pontos essenciais para que o marketing digital de sua escola decole que tal conversar com de nossos especialistas para entender como ampliar suas ações e crescer mais rápido?