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Como estruturar um time de vendas.

Não há outro caminho. Uma empresa precisa dar lucro e, para isso, precisa vender. Por isso, é tão importante se dedicar em estruturar um time de vendas que seja impecável. Para lhe ajudar nesta tarefa é interessante contar com algumas estratégias digitais pois elas poderão potencializar o trabalho desta equipe.

 

Dois modelos de vendas para pequenas empresas

Como já é sabido, a Internet mudou drástica e profundamente a forma como se consome. Naturalmente, as equipes de vendas precisaram compreender e se adaptar a esta nova realidade. Nesse cenário, dois modelos de vendas surgiram. Confira cada um deles a seguir e analise qual é o modelo ideal para a sua empresa.

 

Inside sales: como isto pode ajudar a estruturar um time de vendas?

Traduzindo, Inside Sales significa Vendas Internas. Ou seja, trata-se de um modelo no qual os vendedores vendem de dentro da empresa, via telefone ou videoconferência.

 

Quais são os benefícios do Inside Sales?

  • Economia de tempo e dinheiro já que não é necessário o deslocamento do funcionário.
  • Possibilidade de convidar outros integrantes da equipe para participar de forma fácil e rápida.
  • Possibilidade de usar recursos gráficos e compartilhamento de tela para facilitar a explicação e a demonstração do produto.

O oposto de Inside Sales é…?

O Outside Sales (Vendas Externas, em tradução livre). Neste modelo, o vendedor vai até o cliente. Lembrando que, apesar de opostos, os modelos não se anulam, uma vez que, muitas empresas ainda preferem ter o contato pessoal com o vendedor para se sentirem mais seguras em comprar.

Inbound sales: como isto pode ajudar a estruturar um time de vendas?

Para entender o que é Inbound Sales precisamos nos recordar do significado de Inbound Maketing. Este, por sua vez, conforme detalhamos no texto 5 elementos essenciais para alcançar resultados em vendas com marketing digital (inserir link), se refere a uma estratégia de marketing que leva em conta a persona – ou seja, o estudo aprofundado sobre o perfil do cliente, suas dores e os problemas que enfrenta – e a jornada que percorre até finalizar a compra. Dessa forma, o profissional saberá exatamente qual abordagem utilizar, em que momento da jornada de compra impactá-lo, utilizando qual canal e que tipo de conteúdo entregar em cada etapa.

Agora fica fácil entender o que é Inbound Sales: um modelo de vendas que está aliado às estratégias de Inbound Marketing. Ou seja, antes de receber o contato do vendedor, aquele visitante, tornou-se um lead, foi nutrido e recebeu uma série de informações para ajudá-lo a seguir no funil de vendas. Em determinado momento, as equipes de marketing e vendas analisarão se aquele prospect já está pronto para receber o contato do vendedor ou se é preciso relacionar-se mais um pouco com ele antes disso.

Além disso, quando o vendedor entrar em contato com o prospect, já saberá quais são as suas dores, quais problemas enfrenta, qual é o seu perfil e muitas outras informações ricas e profundas sobre ele. Dessa forma, pode compreender melhor como o produto pode ajudá-lo e direcionar melhor o seu discurso.

Quais são os benefícios do Inbound Sales?

  • Assertividade. Uma vez que o vendedor saberá exatamente o que falar para o cliente.
  • Melhores chances de conversão, consequentemente.
  • Fidelização. Já que houve um momento de relacionamento anterior ao contato para venda.

O oposto de Inbound Sales é…?

O Outbound Sales. Uma estratégia que consiste em entrar em contato com clientes que não estão na sua base de contatos. Em alguns casos, realiza-se a compra de mailings ou de lista de contatos para entrar em contato com tais consumidores. O problema de fazer isso é que as chances de o cliente fechar negócio ou demonstrar-se interessado no produto são menores pois

  1. Possivelmente ele nunca ouviu falar da empresa ou nunca esteve em contato com
    ela antes.
  2. Não solicitou que a empresa entrasse em contato com ele.
  3. Não tem interesse (ou nunca teve) de adquirir o produto naquele momento.

O ideal, caso opte por entrar em contato com clientes que não estão na sua base, é realizar um estudo prévio sobre ele para garantir que se seja mais assertivo na abordagem. Em outras palavras, aplicar o Inbound Sales.

Como escolher a melhor forma de estruturar um time de vendas?

Estudando o seu cliente, a sua equipe e o seu negócio. Pergunte-se:

  • Qual tipo de abordagem combina mais com o seu cliente?
  • Qual modelo já é utilizado pela sua equipe?
  • Qual seria o impacto de mudar de estratégia?

É importante explicar que as modalidades mencionadas não são excludentes. Você pode usar uma estratégia que misture um pouco de cada modalidade. Por exemplo, fazer Inbound Sales, usar o Inside Sales para conversas iniciais e o Outside Sales para reuniões com potencial para fechar negócio.

Gostou de saber como pode estruturar um time de vendas para o seu negócio?

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco para aprofundarmos este papo.

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