O marketing de conteúdo é, em grande parte das vezes, uma solução a longo prazo para aumentar o tráfego do seu site e gerar leads que irão eventualmente se transformar em visitantes. Com um trabalho de nurturing, o esforço de mantê-los interessados, esse visitante se tornará um cliente, ou seja, alguém capaz de fechar uma venda.
Mas isso não significa que o marketing de conteúdo é fundamentalmente uma estratégia que leva meses para apresentar resultados. Se você foca seus esforços, fechar uma venda com conteúdos direcionados se torna uma realidade, seja ela uma venda fácil ou difícil.
Quer saber como fechar uma venda com o marketing de conteúdo? Ótimo, pois esse é o assunto do artigo de hoje. Continue a leitura para saber mais!
Para fechar uma venda, conheça o seu público
A definição de personas é fundamental em qualquer estratégia de marketing de conteúdo, e quando ela é feita adequadamente, é fator decisivo para fechar uma venda difícil com mais agilidade.
Isso porque a única forma de se conseguir resultados direcionados através da sua estratégia de marketing de conteúdo requer que você, antes de tudo, conheça o público com quem você está dialogando.
Se você trabalha com a venda de uma plataforma para e-commerce, por exemplo, é mais provável que as suas personas tenham uma postura mais voltada para o empreendedorismo e para a inovação, ao mesmo tempo em que se você fala para o setor industrial, as personas estão mais interessadas em rotinas e como melhorá-las.
Estabelecer personas antes de começar uma estratégia de marketing de conteúdo te permite apontar os seus esforços diretamente onde eles serão apreciados, o que aumenta a taxa de conversão de leads simplesmente porque você fala o que eles querem ouvir da maneira que eles querem ouvir.
Informações a se levar em consideração:
Ao estabelecer personas para a estratégia de marketing de conteúdo, procure identificar:
- A idade da persona,
- A forma com que ela se comunica,
- Seu gênero,
- O que ela faz no trabalho,
- O que ela procura na internet,
Dentre outras.
Fechar uma venda é fácil quando você sabe o que o lead precisa
Se você sabe quais são as dores que o lead enfrenta e as suas dificuldades, fica fácil fechar uma venda, fácil ou difícil, por um motivo bem simples: você sabe exatamente o que dizer.
Podemos pensar em um cenário hipotético por um momento? Imagine que uma empresa de imóveis está estabelecendo uma estratégia de marketing de conteúdo. Por não ter pensado no que o cliente realmente procura, essa empresa não está conseguindo converter leads.
O que a persona realmente quer, nesse cenário, é um apartamento compacto para morar com a sua noiva, enquanto o blog dessa empresa fictícia apresenta ideias de decoração, como construir uma piscina e outros conteúdos nesse tom. O lead pode se interessar, mas fechar uma venda é improvável.
Ao se estabelecer uma persona, é muito importante que você defina o que ela está enfrentando como dificuldade, já que quem as soluciona é você e a sua empresa. Como mencionamos no nosso post anterior, a internet é realmente muito grande, e se a sua estratégia de marketing de conteúdo não contempla as necessidades do lead, ele irá procurar seu concorrente.
Marketing de conteúdo e ofertas ajudam a fechar uma venda
O marketing de conteúdo procura criar um relacionamento com o seu lead: você se torna muito mais do que uma empresa vendendo um produto, mas alguém que o aconselha e o guia para a resolução do seu problema ou o aproveitamento de uma oportunidade.
As ofertas são decisivas para dar aquele empurrãozinho na jornada de compra e fechar uma venda com mais facilidade. Elas podem ser várias, como um desconto especial, um webinário grátis ou qualquer material preparado especialmente para o lead: um e-book grátis, por exemplo, está consolidado como uma ótima oferta dentro do marketing de conteúdo.
As ofertas ajudam a firmar o relacionamento da sua empresa com o lead, pois o que pode não ser um esforço muito grande para você, aos olhos do lead é um esforço pensado exclusivamente para ele, já que fala a sua língua e toca nas suas necessidades específicas de comprador.
Você não precisa falar somente do seu produto
Uma das grandes revoluções que o marketing de conteúdo propiciou foi a possibilidade de fechar uma venda sem começar a abordagem diretamente com as vantagens do seu produto.
Pensando em uma analogia crassa, o seu blog é a vitrine do seu negócio e o seu maior vendedor, mas a estratégia que você se utiliza através dele é um tanto não convencional, o que acaba por assustar empresários: não se deve falar sobre o seu produto o tempo todo nem somente sobre os produtos que você vende.
O marketing de conteúdo age em dois fronts: despertando o interesse do lead sobre uma oportunidade latente e fazendo com que você seja a autoridade sobre o assunto. Quem faz a decisão de compra é o lead, sendo que você só o acompanha e o auxilia a fechar uma venda.
Falar sobre o seu produto é uma estratégia de fundo de funil, quando o lead já se decidiu sobre a compra e agora precisa decidir onde ele irá comprar. O marketing de conteúdo bem feito, então, o aconselha com toda a autoridade que a sua empresa já conquistou a fechar uma venda com você.
Viu só como o marketing de conteúdo realmente age para fechar uma venda, seja ela fácil ou difícil? Todos esses esforços, quando bem planejados, contribuem para um ciclo de vendas saudável e ágil, que é aproveitado por anos e anos caso o investimento seja mantido.
Vamos continuar essa conversa sobre o marketing inbound e suas propostas inovadoras? Precisa de ajuda?
Entre em contato conosco! Temos certeza que você se beneficiará muito das estratégias que, juntos, podemos traçar para alcançar grandes resultados em vendas.
Até a próxima!