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Ensino híbrido: aulas remotas x aulas presenciais.

Mesmo depois de 01 ano de pandemia adotar o ensino híbrido continua sendo um desafio para escolas, professores e famílias. Afinal, diversificar as metodologias de ensino, inserir a tecnologia neste contexto e colocar os alunos na posição de protagonistas é algo que na prática tem exigido das escolas, professores, alunos e famílias uma nova visão sobre todo o processo de ensino aprendizagem.

Ok, isso talvez não seja novo. Mas lidar com todas estas mudanças ao mesmo tempo e de forma urgente é.

Avançamos mas…

Ok, o ensino híbrido é a modalidade de ensino que combina práticas presenciais e remotas, por meio do uso de ferramentas digitais. O ponto de reflexão aqui sem desvalorizar todas as iniciativas, se apoia sobre o aspecto de que aulas que acontecem no espaço físico da escola e que são transmitidas ao vivo para quem está em casa não deveriam ser consideradas como ensino híbrido. O mesmo vale para aulas que acontecem de forma remota, com alunos e professores em suas casas, mesmo que combinando momentos síncronos e assíncronos.

Modalidades síncronas ( quando os participantes estão todos conectados em tempo real) e as assíncronas ( quando a interação não ocorre em tempo real)

Há uma definição para este tipo de pratica, Here or There (HOT instruction) (Zydney et al, 2019), em que HOT significa Here or there (aqui ou lá)  em que parte dos estudantes acompanha remotamente, de sua casa ou de onde preferir, a aula que ocorre na sala de aula presencial em que o professor palestra (oferece instrução) para a porcentagem de estudantes que está presente face-to-face.

Entendemos que o ensino híbrido vai além da transmissão de conhecimento potencializada pela tecnologia.

Mas qual é o ponto?

A mudança de protagonismo (o aluno como protagonismo do processo de ensino aprendizagem) e a personalização do ensino facilitada pela coleta de dados a partir das atividades propostas. Este é o ponto.

Estas plataformas digitais favorecem o entendimento de quem são esses alunos, quais são suas dificuldades e facilidades, e como as experiências de aprendizagem podem melhor atender aos objetivos de aprendizagem. Assim, tais tecnologias não ficam reduzidas apenas ao papel de levar uma aula expositiva a um grupo de alunos que não está presente na escola.

…”Reforço o que muitos outros pesquisadores têm afirmado nesse momento: se as tecnologias digitais forem utilizadas para reproduzir um sistema de ensino centrado na explicação do professor, não teremos oportunidade de desenvolver pensamento crítico, argumentação, comunicação e colaboração como poderia ser feito se as tecnologias forem bem utilizadas e realmente assumirem importante papel nesse momento”… Lilian Bacich – Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP)

Toda transformação exige adaptação, esta sendo assim com o Ensino Híbrido. 

Se a proposta do ensino híbrido já soava como uma ótima solução para esta nova geração de alunos, com a pandemia este tipo de proposta ficou ainda mais interessante, para não dizer urgente.

Escolas, professores, alunos e famílias estão se adaptando, estamos vivendo o processo de uma mudança importante no contexto de ensino aprendizagem. Mesmo que neste momento ( e em alguns casos) o que se perceba seja a reprodução de um modelo de ensino anterior, disseminado de forma mais ampla pelas tecnologias de comunicação.

As vantagens do Ensino Híbrido incluem a mudança na rotina dos estudosautonomia dos alunos sobre o próprio aprendizado, e personalização do ensino. A personalização do processo de ensino-aprendizagem está no cerne da discussão sobre ensino híbrido.

Para implementar o Ensino Híbrido na sua escola, é preciso realizar mudanças na infraestruturano currículonas práticas pedagógicas e na formação dos professores, que deve ocorrer de forma continuada.

O contexto educacional sofreu e continua sofrendo várias mudanças e adaptações, a seguir reunimos 04 dicas que podem te ajudar a avançar do modelo HOT para uma proposta de ensino Híbrido.

Reunimos abaixo 04 dicas para te ajudar a avançar no ensino híbrido:

1. Atualize o processo de ensino 

sala de aula invertida é um conceito que vem do inglês: flipped classroom. Como o nome já diz, esta forma de ensino inverte o modelo tradicional de educação dando muito mais autonomia aos alunos. O poder do professor é descentralizado. Nesta proposta, os alunos aprendem o conteúdo de determinada disciplina em casa do modo que acharem melhor.

Este modelo já vem sendo usado há mais tempo nas universidades americanas e de países como China, Espanha, Noruega e Itália. No Brasil, também está mais restrito às instituições de ensino superior e EAD — Ensino a Distância. Porém, é aplicável a alunos de diversas faixas etárias e pode ser um diferencial para sua escola.

2. Traga uma experiência positiva para seu principal protagonista

Estamos falando de protagonismo. O seu principal protagonista é o aluno com um novo perfil ditado por uma também nova dinâmica social, certo? Por isso, é preciso alterar as perspectivas dele dentro do que “seria” a sala de aula. Podemos considerar que os dois ambientes de aprendizagem (a sala de aula tradicional e o ambiente virtual de aprendizagem) estavam se tornando-se gradativamente complementares.

Se antes, cabia aos alunos receber e absorver informações e conhecimento de forma passiva, agora é a vez deles agirem como protagonistas.  Ou seja, as aulas apenas expositivas com aplicação de provas estão com os dias contados. O método no qual o professor assume o protagonismo do ensino cede espaço para outro tipo de perspectiva.  Onde o aluno participa ativamente de sua jornada de aprendizagem.

Mais abaixo vamos falar da aprendizagem baseada em projetos, uma forma de  engajar o estudante num ambiente motivador.

3. Explore a aprendizagem baseada em projetos

A Aprendizagem Baseada em Projetos, conhecida em português pela sigla ABP visa colocar os alunos trabalhando em sistema colaborativo.

O educador propõe ou eles trazem um desafio a ser superado e em grupos eles buscam soluções. Claro que a tecnologia entra aí como uma grande aliada não somente pelo fato deles já  dominarem a arte de buscar conhecimentos virtualmente mas também pelo fato de ser possível compartilhar e acompanhar de forma mais individualizada cada aluno. O professor entra no jogo como um coordenador das discussões, um mentor que acompanha os projetos e a partir da analise de lacunas de aprendizagem pode direcionar os alunos de forma mais personalizada.

4. Pense estrategicamente na formação do corpo docente

Hoje o aluno está bastante acostumado a buscar por conteúdos. Diante disso, o professor ganha um novo papel: Fazer boas perguntas, aguçar a curiosidade, aprofundar o conhecimento e tirar as dúvidas do estudante.

Os professores  devem funcionar como mediadores e não como transmissores de conhecimento. Agora eles testam o conhecimento que os alunos aprenderam com atividades prévias, de forma individual ou em grupo.

Invista em treinamentos e capacitação dos seus professores dentro da proposta de ensino híbrido para que eles possam vivenciar a experiência no papel de alunos.

A formação do educador com o envolvimento de todo o corpo docente é chave para o sucesso desta empreitada dentro da sua escola. Portanto, ouça-os, capte as ideias e as experiências deles para criar algo novo que faça os alunos e suas famílias perceberem total alinhamento entre teoria e pratica.

Por fim…

Toda transformação exige adaptação, escola, professores, alunos e famílias estão se adaptando. Mas por aqui, na Atena Educacional enxergamos a possibilidade de consolidar mudanças importantes no processo de ensino aprendizado.

A relação entre avaliação e personalização do processo de ensino-aprendizagem está no cerne da discussão sobre ensino híbrido. A avaliação vista como diagnóstico,  no decorrer do processo potencializada pelo uso das tecnologias ajuda a repensar estratégias de organização de estudos, dos alunos, formas….favorecendo ações de personalização.

Não se assuste por encontrar dificuldades neste momento, estamos na construção de algo novo. Aqui na Atena Educacional entendemos que este é um caminho sem volta!

E se precisar de ajuda com isso conte com nossos especialistas para te ajudar nesta jornada. Gratidão!

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