1. Topo do Funil (TOFU): Consciência e Descoberta – Qual o melhor caminho para o futuro do meu filho?
Nesta fase, famílias ainda não sabem que precisam de uma nova escola, mas podem perceber a necessidade de melhorar a educação dos filhos ou que uma transição de fase se aproxima (como berçário, pré-escola, fundamental). O objetivo é chamar a atenção e apresentar a instituição como uma possível solução futura, visando gerar reconhecimento e visibilidade.
Exemplo de Chamada de Anúncio (TOFU):
- Problema/Curiosidade: “Seu filho merece um futuro brilhante. Você está pronto para o próximo passo na educação dele?”
- Destaque Emocional: “Crianças felizes aprendem mais! Descubra um ambiente onde a alegria se transforma em conhecimento.”
- Transição de Fase: “Pensando na escola ideal para o berçário ou 1º ano do seu filho? Conheça um método que inspira!”
2. Meio do Funil (MOFU): Consideração e Interesse – Qual escola atende às necessidades específicas do meu filho e da minha família?
Aqui, as famílias já reconhecem a necessidade de uma escola e pesquisam opções. Elas têm dúvidas, buscam informações sobre métodos, diferenciais e valores. O propósito é nutrir esses contatos com conteúdo relevante que destaque os pontos fortes da instituição, construindo um relacionamento. O objetivo principal é capturar leads qualificados.
Exemplo de Chamada de Anúncio (MOFU):
- Solução de Dúvidas: “Método sociointeracionista: O que é e como ele transforma o aprendizado do seu filho? Baixe nosso guia!”
- Comparativo de Valor: “O que nossa escola oferece além da sala de aula? Compare nosso projeto bilíngue e o desenvolvimento socioemocional.”
- Conexão com Diferencial: “Como a Educação Financeira na escola prepara seu filho para a vida? Agende um bate-papo com nossa coordenação!”
- Convite à Experiência: “Quer ver a excelência em ação? Participe da nossa próxima ‘Manhã de Descoberta’ e vivencie nosso método!”
3. Fundo do Funil (BOFU): Decisão e Matrícula – Esta é a melhor escola para matricular meu filho agora?
Nesta etapa, as famílias já sabem o que querem e como a escola pode atender suas necessidades. Estão prontas para tomar uma decisão. O objetivo é apresentar a oferta de forma clara, gerar confiança e remover barreiras finais para a matrícula, com o foco principal em converter leads em matrículas.
Exemplo de Chamada de Anúncio (BOFU):
- Chamada Final à Ação: “As últimas vagas para [Nível de Ensino] estão abertas! Garanta a matrícula do seu filho e transforme o futuro dele.”
- Prova Social/Urgência: “Junte-se às famílias que já escolheram a excelência! Visite-nos hoje ou ligue para garantir a vaga.”
- Oferta Direta: “Matrículas abertas para [Ano Letivo]! Agende sua visita e conheça nossas condições especiais.”
- Benefício Final: “Invista no desenvolvimento completo e bilíngue do seu filho. Clique e fale com nossa equipe de matrículas!”
Com essas informações você consegue segmentar melhor as famílias. Você saberá quem é topo, quem é meio e quem é fundo de funil, mas mais importante do que saber qual é o estagio e entender o que cada um deles representa na jornada de procura por uma nova escola. Assim você proporcionara interações e conteúdos de acordo com a necessidade de cada um.
Até a próxima! Carlos – Atena Educacional.