Novas metodologias de ensino estão surgindo, são mudanças necessárias na tentativa de atualizar a dinâmica de ensino-aprendizagem, as chamadas metodologias ativas estão entre os diferenciais capazes de fazer com que sua escola acelere seu crescimento. Então vamos entender como isso funciona e porque acreditamos nestas práticas para fortalecer seu diferencial competitivo.
A diferença está na mudança de protagonismo.
A mudança de perspectiva busca engajar o aluno e assim construir cenários mais motivadores.
O modelo mais conhecido e praticado nas instituições de ensino é aquele em que o aluno acompanha a matéria dada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois nele o docente é o protagonista da educação.
Já na metodologia ativa, as mudanças estão relacionadas com a postura do educador, na forma de avaliar e de como são valorizadas as experiências prévias. O aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado.
Já parou para pensar como aprendemos?
Depois de diversos estudos, chegou-se à conclusão de que, entre os meios utilizados existem alguns cujo processo de ensino-aprendizagem ocorre de melhor forma. Resumimos abaixo a teoria do psiquiatra americano William Glasser que explica como aprendemos e qual a eficiência dos métodos utilizados.
De acordo com essa teoria, o aprendizado acontece da seguinte forma:
- 10% lendo;
- 20% escrevendo;
- 50% observando e escutando;
- 70% discutindo com outras pessoas;
- 80% praticando;
- 95% ensinando.
Mas quais são as práticas mais comuns nas metodologias ativas?
Vamos destacar 03 práticas, que já são desenvolvidas em muitas instituições de ensino e apresentam bom potencial para reforçar seu diferencial.
- A “sala de aula invertida” – em inglês, flipped classroom– como um método ativo bastante atual e que, inclusive, é utilizado como porta de entrada para o uso de metodologias ativas, acreditamos que esta prática dominará em um futuro próximo as salas de aula. Sendo assim, esse método tem por objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por conteúdos virtuais, nesse modelo o aluno tem acesso aos conteúdos on-line, para que o tempo em sala seja otimizado com debates e aplicações práticas.
- Aprendizagem baseada em projetos (ABP) – em inglês, Project based learning (PBL) – o objetivo aqui e fazer com que os alunos de forma colaborativa superem desafios, será preciso explorar as soluções possíveis dentro de um contexto, utilizando ou não a tecnologia. Os alunos devem buscar os conhecimentos por si mesmo, o professor assume a função de mentor, dando feedback nos projetos e mostre quais foram os erros e acertos. A aprendizagem baseada em projetos exige que os alunos coloquem a “mão na massa”.
- A aprendizagem entre pares e times – em inglês, team based learning(TBL) – se trata da formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias e troca de conhecimentos. Os alunos devem resolver os desafios e trabalharem juntos, aqui se pode aprender e ensinar ao mesmo tempo. Discussões são mediadas pelo professor e o aluno aprende a lidar com opiniões divergentes.
Qual a relação disso com o crescimento da escola?
Não precisamos ir muito a fundo para perceber porque estas metodologias ativas estão ganhando cada vez mais força, sem contar que estes métodos provocam um maior engajamento dos alunos e alunos engajados é tudo que precisamos. Na pratica podemos pensar que é uma atualização essencial no serviço prestado, como dissemos no início, estas estratégias de modernização e/ou se preferir atualização, estão entre os diferenciais capazes de fazer com que sua escola cresça, pois, a forma como as coisas acontecem dentro da sala de aula estão relacionados ao modo como seu público enxerga a escola.
Percebeu como é preciso dar um direcionamento para formação do seu corpo docente? É necessário ter consciência de que melhorar as práticas educacionais é algo relevante. É algo como atualizar o software, manter sua escola alinhada as necessidades e expectativas deste novo aluno.
Precisa de ajuda? E se você quiser contar com o apoio de uma agência especializada no setor educacional para te ajudar a contar tudo que você faz de diferente é só falar conosco.