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O que é Outbound Marketing? Quando utilizá-lo?

Você sabe o que é outbound marketing? E suas diferenças em relação ao inbound marketing, você sabe bem quais são elas? Os termos podem soar estranhos, mas com certeza sim, você sabe o que é o outbound marketing e o que ele realiza dentro de uma estratégia de publicidade.

Neste artigo, vamos explicar exatamente o que é o outbound marketing, suas aplicações e suas diferenças com o inbound marketing, mostrando que, mesmo sendo uma estratégia anterior às que realizamos hoje, o outbound marketing ainda tem seus valores e aplicações.

Pronto para saber o que é o outbound marketing e onde ele é melhor aplicado? Então continue a leitura para saber mais!

O que é o outbound marketing?

O outbound marketing é conhecido de todos e figura no mundo da publicidade há séculos, mesmo sem se apresentar exatamente da forma com que o conhecemos hoje.

O termo outbound marketing – uma clara oposição ao termo inbound marketing – foi cunhado quando a metodologia inbound surgiu e passou a ser aplicada principalmente no meio virtual, através do marketing digital.

O outbound marketing nada mais é do que a forma tradicional de se realizar a publicidade, com o uso de flyers, reuniões presenciais com o cliente para expor o produto e suas vantagens, outdoors, comerciais de televisão, anúncios em revistas, dentre outros exemplos.

O processo do outbound marketing se opõe ao inbound marketing de algumas formas, e as listamos abaixo para uma maior compreensão:

  • Negociação ativa: a metodologia inbound procura a conquista de leads através de um modelo um pouco menos invasiva, conquistando seus clientes potenciais principalmente através da produção de conteúdo. O outbound marketing requer uma abordagem ativa da empresa, com reuniões presenciais, ligações, o uso de malas diretas e principalmente o contato humano que os vendedores de campo oferecem.
  • In versus Out: a maior diferença já começa no nome. Inbound significa, em tradução livre e contextualizada, indo até o lugar. Out tem o sentido de sair, algo que o outbound marketing preza como fundamental: o cliente não vai até a empresa, a empresa vai até o cliente.
  • Divulgação e repetição: O inbound marketing, através do marketing de conteúdo, procura entreter e educar o público, deixando para o final da jornada de compra a divulgação do produto. Já o outbound procura ir direto ao ponto, entregando a oferta do produto através do telemarketing, dos anúncios em spots televisivos, outdoors e etc. A repetição ajuda o público a conhecer a marca, e sentir sua presença de forma física, não apenas virtual.

O inbound não é a regra

Com o avanço do inbound marketing, muitas empresas consideram que o outbound marketing é obsoleto e ultrapassado, não agregando nada com os seus esforços, já que eles não são direcionados. Esse é um conceito equivocado: há espaço para as duas metodologias funcionarem em harmonia.

O outbound marketing é sim direcionado, sendo que o estudo das buyers personas usado no inbound marketing teve como inspiração os estudos de perfis de compradores já realizados antes da revolução digital do marketing.

É incorreto dizer que o outbound marketing não possui direcionamento, sendo que as duas metodologias diferem não exatamente na pesquisa, mas sim nos meios de execução.

O inbound marketing é uma alternativa às formas tradicionais do outbound marketing, não sendo necessariamente a regra a ser seguida, já que hoje em dia, mesmo com a grande popularização do inbound e do marketing digital, estratégias tradicionais ainda são muito utilizadas.

O ideal é avaliar quais objetivos podem ser atingidos com as duas metodologias e aplicá-las em conjunto, e a partir daí avaliar o impacto que a sua aplicação está causando na sua estratégia de publicidade e marketing.

Quando aplicar o outbound marketing?

O outbound marketing possui usos bem documentados durante a história, e se fosse completamente ineficaz, como muitos pela internet procuram afirmar, ele não seria usado por tantos anos e com tanto sucesso.

Empresas B2B se beneficiam muito com estratégias de outbound marketing, já que muitas vezes elas oferecem soluções em casos onde a presença do vendedor e até o próprio processo de vendas contribuem no sucesso do fechamento do negócio.

As vendas B2B são as chamadas vendas complexas, que possuem toda uma metodologia que se beneficia dos processos presenciais e ativos do outbound marketing.

Se você trabalha com serviços, por exemplo, e lida exclusivamente com empresários, é fato que eles se sentem mais seguros com o contato humano e uma abordagem objetiva e focada, algo que o marketing de conteúdo não oferece com tanta proeminência.

Essas vendas partem de um método que se inicia com a pesquisa, parte para a prospecção e a partir daí se desenrola em rapport building (o mesmo processo de nutrição do inbound marketing, mas presencial) e em negociações in loco. Cada um desses processos está atrelado a outro, e as ferramentas do inbound não as contemplam com tanta precisão como as do outbound marketing.

Para empresas que estão começando em um segmento mais popular e com ticket alto, como o varejo e principalmente os supermercados, por exemplo, o outbound marketing surge como uma ótima estratégia para captar mais clientes, apostando na divulgação das ofertas que a empresa oferece e assim conquistando mais público.

Quando usar o inbound marketing em conjunto com o outbound marketing?

Você pode usar as duas estratégias ao mesmo tempo, maximizando os seus lucros e obtendo um retorno muito maior nas suas estratégias.

Em instituições de ensino é muito interessante usar o outbound marketing em conjunto com o inbound, criando uma estratégia híbrida de direcionamento em redes sociais com o Facebook Ads ao mesmo tempo em que se posiciona outdoors em áreas chave, distribui panfletos e cria comerciais criativos em horários de maior impacto para o público.

A metodologia inbound também influencia o outbound marketing no entendimento do seu público, o que ele consome, o que espera da empresa e onde ele está, assim como os processos pelos quais ele passa até fechar a compra. As buyers personas e a jornada do comprador aplicadas em conjunto com estratégias de outbound marketing e marketing digital são grandes aliadas no aumento das vendas.

A ideia principal, porem, permanece a mesma: cada empresa possui sua realidade, e é importante levar tanto o inbound marketing quanto os métodos mais tradicionais do outbound marketing para se conseguir sucesso nas suas estratégias de publicidade.

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