Contrate

Edit Template

O que é Outbound Marketing? Quando utilizá-lo?

Você sabe o que é outbound marketing? E suas diferenças em relação ao inbound marketing, você sabe bem quais são elas? Os termos podem soar estranhos, mas com certeza sim, você sabe o que é o outbound marketing e o que ele realiza dentro de uma estratégia de publicidade.

Neste artigo, vamos explicar exatamente o que é o outbound marketing, suas aplicações e suas diferenças com o inbound marketing, mostrando que, mesmo sendo uma estratégia anterior às que realizamos hoje, o outbound marketing ainda tem seus valores e aplicações.

Pronto para saber o que é o outbound marketing e onde ele é melhor aplicado? Então continue a leitura para saber mais!

O que é o outbound marketing?

O outbound marketing é conhecido de todos e figura no mundo da publicidade há séculos, mesmo sem se apresentar exatamente da forma com que o conhecemos hoje.

O termo outbound marketing – uma clara oposição ao termo inbound marketing – foi cunhado quando a metodologia inbound surgiu e passou a ser aplicada principalmente no meio virtual, através do marketing digital.

O outbound marketing nada mais é do que a forma tradicional de se realizar a publicidade, com o uso de flyers, reuniões presenciais com o cliente para expor o produto e suas vantagens, outdoors, comerciais de televisão, anúncios em revistas, dentre outros exemplos.

O processo do outbound marketing se opõe ao inbound marketing de algumas formas, e as listamos abaixo para uma maior compreensão:

  • Negociação ativa: a metodologia inbound procura a conquista de leads através de um modelo um pouco menos invasiva, conquistando seus clientes potenciais principalmente através da produção de conteúdo. O outbound marketing requer uma abordagem ativa da empresa, com reuniões presenciais, ligações, o uso de malas diretas e principalmente o contato humano que os vendedores de campo oferecem.
  • In versus Out: a maior diferença já começa no nome. Inbound significa, em tradução livre e contextualizada, indo até o lugar. Out tem o sentido de sair, algo que o outbound marketing preza como fundamental: o cliente não vai até a empresa, a empresa vai até o cliente.
  • Divulgação e repetição: O inbound marketing, através do marketing de conteúdo, procura entreter e educar o público, deixando para o final da jornada de compra a divulgação do produto. Já o outbound procura ir direto ao ponto, entregando a oferta do produto através do telemarketing, dos anúncios em spots televisivos, outdoors e etc. A repetição ajuda o público a conhecer a marca, e sentir sua presença de forma física, não apenas virtual.

O inbound não é a regra

Com o avanço do inbound marketing, muitas empresas consideram que o outbound marketing é obsoleto e ultrapassado, não agregando nada com os seus esforços, já que eles não são direcionados. Esse é um conceito equivocado: há espaço para as duas metodologias funcionarem em harmonia.

O outbound marketing é sim direcionado, sendo que o estudo das buyers personas usado no inbound marketing teve como inspiração os estudos de perfis de compradores já realizados antes da revolução digital do marketing.

É incorreto dizer que o outbound marketing não possui direcionamento, sendo que as duas metodologias diferem não exatamente na pesquisa, mas sim nos meios de execução.

O inbound marketing é uma alternativa às formas tradicionais do outbound marketing, não sendo necessariamente a regra a ser seguida, já que hoje em dia, mesmo com a grande popularização do inbound e do marketing digital, estratégias tradicionais ainda são muito utilizadas.

O ideal é avaliar quais objetivos podem ser atingidos com as duas metodologias e aplicá-las em conjunto, e a partir daí avaliar o impacto que a sua aplicação está causando na sua estratégia de publicidade e marketing.

Quando aplicar o outbound marketing?

O outbound marketing possui usos bem documentados durante a história, e se fosse completamente ineficaz, como muitos pela internet procuram afirmar, ele não seria usado por tantos anos e com tanto sucesso.

Empresas B2B se beneficiam muito com estratégias de outbound marketing, já que muitas vezes elas oferecem soluções em casos onde a presença do vendedor e até o próprio processo de vendas contribuem no sucesso do fechamento do negócio.

As vendas B2B são as chamadas vendas complexas, que possuem toda uma metodologia que se beneficia dos processos presenciais e ativos do outbound marketing.

Se você trabalha com serviços, por exemplo, e lida exclusivamente com empresários, é fato que eles se sentem mais seguros com o contato humano e uma abordagem objetiva e focada, algo que o marketing de conteúdo não oferece com tanta proeminência.

Essas vendas partem de um método que se inicia com a pesquisa, parte para a prospecção e a partir daí se desenrola em rapport building (o mesmo processo de nutrição do inbound marketing, mas presencial) e em negociações in loco. Cada um desses processos está atrelado a outro, e as ferramentas do inbound não as contemplam com tanta precisão como as do outbound marketing.

Para empresas que estão começando em um segmento mais popular e com ticket alto, como o varejo e principalmente os supermercados, por exemplo, o outbound marketing surge como uma ótima estratégia para captar mais clientes, apostando na divulgação das ofertas que a empresa oferece e assim conquistando mais público.

Quando usar o inbound marketing em conjunto com o outbound marketing?

Você pode usar as duas estratégias ao mesmo tempo, maximizando os seus lucros e obtendo um retorno muito maior nas suas estratégias.

Em instituições de ensino é muito interessante usar o outbound marketing em conjunto com o inbound, criando uma estratégia híbrida de direcionamento em redes sociais com o Facebook Ads ao mesmo tempo em que se posiciona outdoors em áreas chave, distribui panfletos e cria comerciais criativos em horários de maior impacto para o público.

A metodologia inbound também influencia o outbound marketing no entendimento do seu público, o que ele consome, o que espera da empresa e onde ele está, assim como os processos pelos quais ele passa até fechar a compra. As buyers personas e a jornada do comprador aplicadas em conjunto com estratégias de outbound marketing e marketing digital são grandes aliadas no aumento das vendas.

A ideia principal, porem, permanece a mesma: cada empresa possui sua realidade, e é importante levar tanto o inbound marketing quanto os métodos mais tradicionais do outbound marketing para se conseguir sucesso nas suas estratégias de publicidade.

Quer saber mais sobre o inbound marketing? Confira o e-book que preparamos para você, “Marketing Digital para pequenas empresas”! Temos certeza que você irá se beneficiar muito das informações que trazemos.

Precisa de ajuda? Que tal continuar esse debate com os nossos especialistas? Clique aqui!

Compartilhar

Atena Educacional

Atuamos a mais de 20 anos no setor de educação e durante nossa trajetória desenvolvemos know how para apoiar Instituições de Ensino e Empresas a ampliar sua presença digital e conquistar novos clientes.

Nossa abordagem é consultiva e estamos alinhados com as principais referências em resultados do mercado nacional.

Serviços

Escolha do Editor

eBook Atena Educacional

Somos uma Agência Especializada no setor Educacional.

Incentivar pessoas a ir além.

Atena Educacional |AG gosta de trocar conhecimento, provocar questionamentos, contribuir com novas perspectivas. Para atingir este objetivo produzimos posts, ebooks, webinars, infográficos, cursos e uma infinidade de materiais educativos que são feitos com um único propósito. Incentivar pessoas a ir além.

Fique por Dentro

Receba nossas novidades

Atuamos a mais de 20 anos no setor de educação e durante nossa trajetória desenvolvemos know how para apoiar Instituições de Ensino e Empresas a ampliar sua presença digital e conquistar novos clientes.

Somos uma Agência Especializada no setor Educacional.

© 2023 Atena Educacional | Somos uma Agência Especializada no setor Educacional.