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Redes sociais para escolas: Comece a utilizar já!

Será que você está usando todo o potencial das redes sociais para captar mais alunos?

Hoje todo mundo navega nas redes sociais, mudamos a forma como nos relacionamos, cada vez é mais fácil se comunicar e interagir com familiares, e toda comunidade educacional.  Descobrir o que as pessoas acham de uma instituição de ensino, pedir recomendações sobre cursos, entre outras atividades.

O uso das redes sociais é um importante ponto da estratégia de marketing digital para escolas, elas são canais de atração e relacionamento, fortalecem indicadores como os de retenção e promoção da escola.  Além disso, colaboram para o fortalecimento da presença digital da instituição.

Será que você está usando todo o potencial das redes sociais a favor da sua escola? Continue lendo este artigo e saiba como usá-las para captar mais alunos e acelerar o crescimento da sua instituição de ensino.

Explore cada rede de modo diferente

Para usar as redes sociais a favor da sua escola, é preciso estar presente naquelas em que seu público mais participa e explorá-las de acordo com as suas particularidades.

Não é preciso criar perfis em todas as redes! Converse com seus atuais e potenciais alunos para descobrir quais redes mais utilizam. Com base nas respostas, crie as páginas somente nas mais acessadas.

Se o seu público usa mais o Facebook e o Instagram, não gaste seu precioso tempo para manter um perfil no Twitter, por exemplo. Concentre os esforços nas plataformas que você sabe que encontrará o seu público.

Em relação ao uso das redes sociais para escolas, é importante frisar que não é recomendado replicar conteúdos. Isto é, fazer publicações iguais em todas as plataformas. É preciso criar conteúdo adequado para cada uma delas, aproveitando as suas particularidades e ferramentas.

Portanto, procure conhecer as características de cada rede que sua instituição de ensino está presente e explore-as de modo diferente.

Vamos ver um exemplo de uma escola de idiomas com perfil no Facebook, Instagram e LinkedIn? Essa instituição foca no público adulto que precisa aprender francês para estudar no exterior ou alavancar sua carreira em empresas francesas.

No Facebook, a escola compartilha os links dos posts do blog e vídeos curtos com dicas para aumentar o vocabulário. As frases e palavras dos vídeos concentram-se em situações vividas no ambiente universitário e corporativo e esses conteúdos são publicados três vezes por semana.

No Instagram, seus professores usam o stories para dar dicas de pronúncia e de comportamento em universidades e empresas francesas. Por exemplo, comer em sala de aula ou chegar atrasado — atos frequentes no Brasil —  são comportamentos considerados inaceitáveis em diversos países.

Já no LinkedIn, a escola compartilha somente seus posts do blog, e-books e vídeos com a temática empresarial, com dicas para se dar bem em entrevistas em francês, como se comportar em reuniões, expressões usadas em ambientes corporativos, etc.

Percebeu como o uso é diferenciado em cada rede social? Faça o mesmo para a sua escola. Nada de replicar o mesmo conteúdo em todas as plataformas, combinado?

Interaja com o seu público

O foco das redes sociais é o relacionamento. Usamos esses canais para entrar em contato com amigos, conhecidos, celebridades, profissionais e organizações. Queremos contar e conhecer novas histórias. Logo, é natural que a interação com o público seja uma das prioridades de qualquer empresa presente nas redes sociais.

Portanto, nada de fazer publicações e “abandonar” seus perfis e páginas. Investir em monitoramento e interação com o seu público-alvo é crucial para usar as redes sociais a favor de sua escola.

Você deve monitorá-las todos os dias e participar das conversas para conhecer seus seguidores, responder suas dúvidas, ajudá-los a resolver problemas e divulgar informações sobre seus cursos, é claro.

Além disso, não se esqueça de lidar adequadamente com as avaliações ou comentários negativos que podem surgir. Afinal, as redes sociais para escolas têm o poder de potencializar seus resultados, mas também pode acabar com a instituição de ensino se não houver um bom gerenciamento e comunicação adequada.

O importante é fazer com que seu público sinta-se bem atendido, veja a escola com um ponto de apoio importante para tirar dúvidas e um meio para alcançar a mudança que deseja ter em sua vida.

Invista em anúncios nas campanhas de matrículas

A rede social pode — e deve — ser mais um canal de captação de alunos. O trabalho que você fará explorando cada rede de modo diferente, compartilhando conteúdos e interagindo com o seu público faz parte do processo de captação.

No entanto, você pode fazer campanhas patrocinadas para impulsionar suas matrículas. Investir em anúncios nas redes sociais pode gerar bons resultados para a sua instituição — desde que sejam elaborados e executados corretamente.

O Facebook Ads, por exemplo, pode ser uma ferramenta poderosa. Afinal, os anúncios custam menos do que as mídias tradicionais (TV, rádio, jornal, revista e outdoors), é possível segmentar bem o público para atingir somente as pessoas como perfil desejado, acompanhar o desempenho dos anúncios e fazer ajustes para aumentar seus resultados.

Vamos ver outro exemplo da escola de idiomas? A instituição está em um novo ciclo de matrículas para o curso de francês para negócios e deseja alcançar profissionais que já trabalham em multinacionais francesas. Para isso, decide investir em Facebook Ads e aposta na segmentação para alcançar o público certo: jovens e adultos de 22 a 50 anos que trabalham em empresas francesas localizadas na mesma cidade da escola.

Mas a segmentação não para nesses três aspectos (idade, localização e local de trabalho). Também é possível:

  • anunciar para a base de e-mails da sua instituição de ensino (alcançar seus prospects também no Facebook);
  • anunciar para um público semelhante à sua base de prospects;
  • escolher o posicionamento dos anúncios (feed de notícias no desktop, mobile ou coluna da direita);
  • anunciar para pessoas que visitaram o site da escola ou uma página específica;
  • alcançar pessoas que não visitam o site há um tempo;
  • atingir o público que mais navega pelo site da instituição;
  • anunciar somente para quem curtiu a página da escola.

Esses são só alguns exemplos de segmentação que podem ser usados. Ainda há diversas opções que você pode escolher para alcançar o público desejado. Assim como muitas escolas, você também pode usar anúncios online para acelerar o crescimento da sua instituição de ensino.

Mensure as ações realizadas nas redes sociais para escolas

Uma etapa que também não pode ficar de fora das atividades é a mensuração das ações realizadas. Isto é, descobrir quais investimentos realizados estão gerando resultados positivos e quais devem ser ajustados ou cancelados.

Para isso, é preciso definir as métricas mais adequadas e acompanhá-las. Neste momento, é importante alertar sobre as “métricas da vaidade” — dados que não comprovam se as ações geram resultados reais para a instituição e que não fornecem insights para otimizá-las.

Essas métricas costumam tirar o foco do que realmente é importante: gerar matrículas para a escola. O número de curtidas da página é um bom exemplo de métrica da vaidade. Analisando-o isoladamente pode até ser um número impressionante, mas será que essa grande quantidade de curtidas está gerando vendas?

Em vez de mirar em dados que não ajudam a tomar decisões para melhorar os resultados das ações, acompanhe estas métricas nas redes sociais da sua instituição de ensino:

  • alcance;
  • engajamento;
  • conversões;
  • crescimento por canal;
  • tráfego de redes sociais.

As redes sociais para escolas são ótimos canais de atração, nutrição e retenção de alunos. Dê uma atenção especial aos perfis e páginas de sua instituição de ensino e use-os para fazer a sua escola crescer.

Ao contar com uma ajuda profissional, é possível gerar resultados ainda mais rápidos. Precisa de ajuda? Entre em contato conosco e saiba como usar o marketing digital para a sua instituição de ensino se destacar no mercado.

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