O cenário competitivo mudou, ações isoladas de marketing educacional não são mais suficientes para promover sua instituição de ensino. Mas se sua escola investiu em um programa contínuo de marketing, você deve estar conseguindo manter sua presença digital e como consequência captar novos alunos.
Um primeiro passo para que você consiga promover sua escola é entender como esta funcionando hoje a busca pelas instituições de ensino. Afinal, antes de tomar uma decisão, o seu futuro aluno realiza diversas pesquisas, lê avaliações, assiste vídeos de reviews no YouTube e realiza outras atividades online para descobrir se suas aulas, seus professores e sua escola atendem a necessidade dele.
Preparamos este artigo para você entender como funciona a jornada das famílias e porque investir em um programa
de marketing educacional faz sentido quando o objetivo é promover sua instituição de ensino.
Vamos imaginar o seguinte cenário:
1. Seu futuro aluno esta navegando na internet.
Seu futuro aluno pode, ou não, estar buscando ativamente uma instituição de ensino, mas pode ter seu interesse despertado após ser impactado por um conteúdo que sua instituição de ensino esta promovendo.
2. Pais preocupados com novas formas de ensinar.
Pais preocupados com metodologia de ensino podem ficar curiosos para saber mais sobre “Como o ensino de dois idiomas podem potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes”. Ou como o uso da tecnologia pode manter o aluno engajado nos estudos.
3. As famílias buscam mais informações, querem entender como funciona.
Após conhecer como funciona o ensino bilíngue, os responsáveis buscam por mais informações para saber como são as aulas, quais os impactos positivos que essa metodologia proporciona ao futuro do estudante, quais escolas
brasileiras usam essa metodologia, entre outras dúvidas que podem surgir durante a jornada de aprendizado sobre o assunto.
4. Considerando possibilidades, é hora de escolher 3 escolas
Após identificar 3 escolas da cidade que usam a metodologia, ou recursos que chamaram a atenção das famílias, os responsáveis pesquisam online sobre as escolas, conversam com outros pais com filhos matriculados nas instituições, leem depoimentos e avaliações online, visitam as escolas e acessam outros conteúdos para certificar que a metodologia e/ou os recursos são bem aplicadas.
5. As famílias estão avaliando as possibilidades
Após conhecer as instalações, conversar com coordenadores, professores e outros responsáveis, os pais que valorizam o melhor ensino – aprendizagem decidem qual escola matricular a criança ou adolescente.
Bônus: O atendimento da sala de matrículas.
O atendimento é a porta de entrada da escola. Por meio dele, pais e alunos têm a primeira impressão de qual será a qualidade do serviço prestado. Portanto, é imprescindível que nessa etapa a escola esteja preparada para receber, com excelência, aqueles que serão os seus futuros alunos. Isso não se estende apenas aos novos alunos.
Aqueles já matriculados e ex-alunos também devem ter atenção especial, visando a fidelização. Até mesmo estudantes que não foram matriculados por algum motivo devem ter seu espaço. Por meio deles é possível descobrir possíveis deficiências e falhas da instituição.
Nem todas as instituições de ensino estão preparadas para realizar um bom atendimento online, não se esqueça de reestruturar toda a sala de matriculas para este novo contexto. Você pode ler mais sobre isso aqui: atendimento na sala de matrículas.
E lembre-se, a efetivação das novas matriculas se da pela somatória de esforços do setor pedagógico e do atendimento
de sua escola.
Conclusão
Como você pôde notar, exemplificamos de forma pontual a jornada de compra das famílias. Entender como esta funcionando esta jornada vai fazer com que você consiga direcionar melhor seus esforços e como consequência promover melhor sua instituição. Planejar e desenvolver ações para cada uma destas fases requer dedicação e trabalho, mas não é tão misteriosa nem complicada como aparenta.
Adotando as estratégias certas, a partir de um programa contínuo de marketing, vai fazer com que sua escola cresça.
E lembre-se de que o comportamento das famílias mudou e essas alterações impactaram a forma como elas buscam informações sobre as instituições de ensino e tomem decisões sobre qual escola matricular. O futuro aluno ou tomador de decisão tem o poder em suas mãos.
Se estiver precisando de ajuda com isso, é só chamar! Enviaremos.
Boas matrículas, Carlos.
Fale com um de nossos especialistas em captação de alunos para instituições de ensino.